Normas de Submissão de Trabalhos

INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS
 
O trabalho será submetido em formato PDF e NÃO serão feitas correções após o envio. Portanto, solicitamos o máximo cuidado e atenção na elaboração do texto, tabelas e figuras, pois mesmo pequenas falhas poderão inviabilizar a aceitação do trabalho. Recomendamos aos autores que revisem a tradução do texto do Abstract em língua inglesa com pessoas qualificadas. O trabalho deverá ser digitado em editor Word. Após a elaboração do resumo expandido, o mesmo deverá ser convertido em formato PDF.
 
Serão aceitos 02 trabalhos por inscrição e até 06 (seis) autores por trabalho.
 
• O autor que submeter os trabalhos deverá estar com inscrição paga até a data limite de envio. Somente após o pagamento da inscrição é que a submissão estará concretizada.
 
•Apenas um dos 6 autores poderá fixar e apresentar o pôster; caso não seja o mesmo autor que submeteu o trabalho, este poderá fazer sua inscrição em qualquer data. O autor apresentador deverá identificar-se como tal, com asterisco.
 
•Serão aceitos trabalhos de revisão de literatura. O trabalho não poderá exceder as 6 páginas. As normas serão as mesmas que para os resumos expandidos.
 
•Trabalhos de revisão de literatura, NÃO concorrem ao prêmio como melhor resumo.
 
O prazo final para submissão dos trabalhos será 12 de Setembro de 2015.
1. Instruções gerais:
1.1 Escopo - Serão aceitos resumos nas seguintes sub-áreas da Zootecnia: A) Produção e Nutrição de Ruminantes; B) Produção e Nutrição de Não Ruminantes; C) Pastagem e Forragicultura.
1.2 Arquivo PDF – Os resumos expandidos em arquivo PDF terão, no máximo, três páginas, incluindo tabelas e figuras. Revisões de literatura terão no máximo 6 páginas. Resumos maiores serão recusados.
1.3 Idioma - O idioma oficial dos Anais do XXXVI Congresso Paranaense dos Estudantes de Zootecnia é o português. Porém cada trabalho deverá conter título, resumo e palavras - chave (Title, Abstract e Keywords) em inglês.
1.4 Convenções, unidades, símbolos, abreviaturas e siglas - Padronizar os resumos com códigos de nomenclatura aceitos internacionalmente. Palavras estrangeiras, sem equivalentes em português, deverão vir em itálico, assim como nomes científicos. Usar o Sistema Internacional de Unidades (SIU) e suas abreviaturas consistentemente. Evitar o uso de pontos em siglas (EUA e não E.U.A.). Deve-se evitar o uso de abreviações não consagradas e de acrônimos, como por exemplo: "o T3 foi maior que o T4, que não diferiu do T5 e do T6".
 
• Usar 72% e não 72 % (sem espaço entre o no e %);
• Usar 102 kg e não 102Kg (com espaço entre o nº e kg, que deve vir em minúsculo);
• Usar 116,02 e não 116.02 (usar vírgula, e não ponto);
• Usar 92 mL e não 92 ml (litro deve vir em L maiúsculo, conforme padronização internacional);
• Usar 20ºC e não 20 ºC (sem espaço entre o nº e ºC);
• Usar (P<0,05) e não (P < 0,05) (sem espaço antes e depois do <);
• Usar 133,79 ± 27,58 e não 133,79±27,58 (com espaço antes e depois do ±);
• Usar r²= 0,98 e não r ²=0,98 (com espaço antes e depois do =);
• Usar asterisco nas tabelas apenas para probabilidade de P: (*P<0,05;
 
**P<0,01; ***P<0,001).
1.5 Figuras - Deverão ser incluídas somente quando essenciais à elucidação do texto. Devem ser numeradas, sequencialmente, em algarismos arábicos, fazendo-se a sua devida referência no texto. Deverão estar centralizadas na página. Textos internos (p.ex.: legendas) deverão ser escritos na fonte Times New Roman, normal, tamanho 10.
a) A edição das figuras deverá ser monocromática. Dessa forma, a distinção entre tratamentos, estruturas, espécies etc., nas figuras, só poderá ser feita mediante símbolos apropriados. Para a elaboração das figuras, sugerimos a utilização do editor de gráficos do Microsoft Word ou do Excel de modo a facilitar a diagramação do texto e não gerar arquivos PDF muito “pesados”.
b) Fotografias ou desenhos deverão estar no formato “JPG”. Atente para o fato de que Fotografias ou desenhos coloridos podem resultar em arquivos mais “pesados”.
c) Deixar uma linha em branco antes e depois das molduras das figuras. Digitar o título na linha imediatamente abaixo da moldura. O título conterá o texto Figura 1 (ou Figura 2) apenas com a primeira letra em maiúsculo, fonte Times New Roman, normal, tamanho 12. Deixar dois espaços em branco e digitar o título da figura nessa mesma fonte e tamanho, com letras minúsculas, empregando o recuo da régua do MSWord, para que as margens das linhas subsequentes coincidam com o início do título.
1.6 Tabelas - Prepará-las, por meio do menu Tabela do MSWord, auto-formatadas na opção Simples 1, com linhas de cor preta e centralizadas na página (no menu Tabela escolher a opção Tamanho de Célula. Linha Centralizado).
 
a) Digitar o texto na fonte Times New Roman, normal, tamanho 12. Deixar uma linha em branco antes e depois das tabelas. Digitar o título na linha imediatamente superior à tabela. Escrever o texto Tabela 1 (ou Tabela 2) na fonte Times New Roman, normal, tamanho 12. Numerar as tabelas sequencialmente em algarismos arábicos, fazendo-se a sua devida referência no texto;
 
b) O material tabulado deverá ser o mínimo necessário: incluir somente dados essenciais à compreensão do texto. Descrever adequadamente as abreviações de cada tabela no título ou em nota de rodapé, referenciadas por letras sobrescritas (a, b, c, etc.). Manter as notas descritivas dentro de um mínimo necessário. Colocar as unidades de medida nos cabeçalhos das colunas.
 
1.7. Formatação do texto - Formato em papel A4 (210 x 297 mm), Fonte Times New Roman 12, normal, espaço simples; margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm. Pode conter até três páginas o resumo expandido, e até 6 páginas o a revisão de literatura, numeradas sequencialmente, no canto inferior direito. O texto deve ser digitado no formulário específico do evento (modelo), de modo que o cabeçalho e o logotipo do DZO e do CPEZ possam estar presentes no arquivo, após a conversão deste para o formato PDF.
 
1. Estrutura do resumo expandido e a revisão de literatura
 
1.1. Resumo expandido - O resumo deve ser dividido em seções, em negrito, na seguinte ordem: Título, Resumo, Palavras-Chave, Title, Abstract, Keywords, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos (opcional) e Literatura Citada.
 
1.2. Revisão de literatura - O resumo deve ser dividido em seções, em negrito, na seguinte ordem: Título, Resumo, Palavras-Chave, Title, Abstract, Keywords, Introdução, desenvolvimento do tema, Conclusões, Agradecimentos (opcional) e Literatura Citada.
 
1.3. Título e Title - Devem ser precisos e informativos. Devem conter, no máximo, 200 caracteres (incluindo espaços). Digitá-los em negrito e centralizado. Os títulos não devem conter ponto final. Quando necessário, indicar a entidade financiadora da pesquisa como primeira chamada numerada, ao final do título. Deixar uma linha em branco após o título.
 
1.4. Autores - Listar até seis autores. A primeira letra de cada nome/sobrenome deve ser maiúscula. Devem ser listados com o nome completo (Ex.: Bruno Lala Silva). Os nomes dos autores deverão ser separados por vírgula, centralizado e em negrito, com chamadas de rodapé numeradas e em sobrescrito. Informar o endereço eletrônico somente do responsável pelo artigo. Incluir as afiliações, mediante chamadas numeradas sequencialmente, em algarismos arábicos, após o último sobrenome de cada autor. Deixar uma linha em branco após os autores.
 
1.5. Afiliações - Devem ser escritas na fonte Times New Roman, tamanho 10. Serão incluídas, logo após os autores, e deverão obedecer a mesma sequência das chamadas feitas nos nomes dos autores. Poderá conter o respectivo cargo e endereço de cada um dos autores. Incluir uma afiliação por linha, sendo aceitas, no máximo, seis. Deixar uma linha em branco após as afiliações.
 
1.6. Resumo e Abstract - Cada um deve conter, no máximo, 1.500 caracteres (incluindo espaços). Redigir o resumo e abstract de forma direta e, preferencialmente, no pretérito perfeito. Devem ser informativos, com cerca de 1/3 do texto referindo-se a introdução, material e métodos e os 2/3 restantes a resultados e conclusões, sem equações, citação bibliográfica, e abreviações não definidas. É importante apresentar os resultados principais, nomear toda técnica nova, incluir conceitos novos, conclusões e/ou recomendações práticas, caso pertinente. O texto deve ser justificado e digitado em parágrafo único e espaço simples começando por Resumo: (ou Abstract:), seguido de dois pontos, iniciado junto à margem esquerda.
 
1.7. Palavras-chave e Keywords - Registrar até seis palavras-chave e keywords. Devem ser apresentadas em ordem alfabética, separadas por vírgulas, no respectivo idioma, após o Resumo e o Abstract. Digitá-las em letras minúsculas, com alinhamento justificado. Não devem conter ponto final. Os termos devem permitir a recuperação do trabalho num banco de dados da área pertinente. Não utilizar termos citados no título, pois estes serão automaticamente indexados. Deixar uma linha em branco após Palavras-chave e Keywords.
 
1.8. Texto Principal - Dividi-lo nas seguintes seções: Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos (opcional) e Literatura Citada. Observar os seguintes aspectos em cada seção:
 
• Introdução - O título deste tópico deve estar em negrito e centralizado. Não deixar linha separando o título do texto. Iniciar o texto deixando recuo de 1,0 cm da margem esquerda. Apresentar um rápido histórico do tema, evidenciando o problema que foi pesquisado. Depois de enfatizar os motivos da pesquisa, terminar a seção apresentando os objetivos do trabalho. Deixar uma linha em branco após a introdução.
• Material e Métodos - O título deste tópico deve estar em negrito e centralizado. Não deixar linha separando o título do texto. Iniciar o texto deixando recuo de 1,0 cm da margem esquerda. Deixar uma linha em branco após o item material e métodos.
 
• Resultados e Discussão - O título deste tópico deve estar em negrito e centralizado. Não deixar linha separando o título do texto. Iniciar o texto deixando recuo de 1,0 cm da margem esquerda. Destacar os principais resultados, fazendo as chamadas pertinentes para Tabelas ou Figuras que deverão ser inseridas sequencialmente no texto. Deixar uma linha em branco após o item resultados e discussão. Evitar abreviações não consagradas como, por exemplo: "a produção no T3 foi maior que no T4, não diferindo do T5 e T6". Quando apropriado, apresentar análise estatística dos dados. Analisar criticamente os resultados ante o conhecimento atual, evitar excesso de comparações com a literatura. Caso seja pertinente, apontar as áreas onde, após a realização do trabalho, o conhecimento permanece limitado, apresentando, então, sugestões para trabalhos futuros.
 
• Conclusões - O título deste tópico deve estar em negrito e centralizado. Não deixar linha separando o título do texto. Iniciar o texto deixando recuo de 1,0 cm da margem esquerda. Apresentar as principais conclusões em parágrafo único. Não usar esta seção para sumarizar os resultados (o que já foi feito no Resumo), mas destacar o progresso e as aplicações que o trabalho propicia. Deixar uma linha em branco após o item conclusões. Devem explicar claramente, sem abreviações, acrônimos ou citações, o que os resultados da pesquisa concluem para a ciência animal.
• Agradecimentos - Este tópico é optativo. O título deste tópico deve estar em negrito e centralizado. Não deixar linha em branco separando o título do texto. Iniciar o texto deixando recuo de 1,0 cm da margem esquerda. Apresentar os principais agradecimentos.
• Literatura citada - As citações de autores no texto devem ser em letras minúsculas, seguidas do ano da publicação. Quando houver dois autores, usar & (e comercial) e, no caso de três ou mais autores, citar apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido de et al.
Exemplos: "Os resultados de Oliveira (2006)"; "Esta técnica tem sido muito eficiente, segundo MaClean & Fugita (2006)"; "Resultados em condições controladas (Silva, 2006; Souza et al., 2006; Ospina & Diaz, 2006)”. Apresentar na Literatura Citada em ordem alfabética. Serão permitidos no máximo 6 referências para os resumos expandidos. Nas revisões de literatura serão aceitos mais de 6 autores. Devem ser relacionadas em ordem alfabética pelo sobrenome e contemplar todas aquelas citadas no texto. Menciona-se o último sobrenome em maiúsculo, seguido de vírgula e as iniciais abreviadas por pontos, sem espaços. Os autores devem ser separados por ponto e vírgula. Digitá-las em espaço simples, com alinhamento justificado a esquerda. Serão adotadas as normas ABNT-NBR-6023 - agosto de 2002.
• Orientações e exemplos para referências:
Obras de responsabilidade de uma entidade coletiva: A entidade é tida como autora e deve ser escrita por extenso, acompanhada por sua respectiva abreviatura. No texto, é citada somente a abreviatura correspondente. Quando a editora é a mesma instituição responsável pela autoria e já tiver sido mencionada, não deverá ser citada novamente.
 
ASSOCIATION OF OFFICIAL ANALYTICAL CHEMISTRY - AOAC. Official methods of analysis. 16.ed. Arlington: AOAC International, 1995. 1025p.
Livros e capítulos de livro: Os elementos essenciais são: autor (es), título e subtítulo (se houver), seguidos da expressão “In:”, e da referência completa como um todo. No final da referência, deve-se informar a paginação. Quando a editora não é identificada, deve-se indicar a expressão sine nomine, abreviada, entre colchetes [s.n.]. Quando editor e local não puderem ser indicados na publicação, utilizam-se ambas as expressões, abreviadas, e entre colchetes [S.I.: s.n.].
LINDHAL, I.L. Nutrición y alimentación de las cabras. In: CHURCH, D.C. (Ed.) Fisiología digestiva y nutrición de los rumiantes. 3.ed. Zaragoza: Acríbia, 1974. p.425-434.
Teses e Dissertações: Recomenda-se não citar teses e dissertações. Deve-se procurar referenciar sempre os artigos publicados na íntegra em periódicos indexados. Excepcionalmente, se necessário citar teses e dissertações, indicar os seguintes elementos: autor, título, ano, página, nível e área do programa de pós-graduação, universidade e local.
CASTRO, F.B. Avaliação do processo de digestão do bagaço de cana-de-açúcar auto-hidrolisado em bovinos. 1989. 123f. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/Universidade de São Paulo, Piracicaba.
Boletins e relatórios:
BOWMAN,V.A. Palatability of animal, vegetable and blended fats by equine. (S.L.): Virgínia Polytechnic Institute and State University, 1979. p.133-141 (Research division report, 175).
Artigos: O nome do periódico deve ser escrito por extenso. Com vistas à padronização deste tipo de referência, não é necessário citar o local; somente volume, intervalo de páginas e ano.
MENEZES, L.F.G.; RESTLE, J.; BRONDANI, I.L. et al. Distribuição de gorduras internas e de descarte e componentes externos do corpo de novilhos de gerações avançadas do cruzamento rotativo entre as raças Charolês e Nelore. Revista Brasileira de Zootecnia, v.38, p.338-345, 2009.
Citações de artigos aprovados para publicação deverão ser realizadas preferencialmente acompanhadas do respectivo DOI.
FUKUSHIMA, R.S.; KERLEY, M.S. Use of lignin extracted from different plant sources as standards in the spectrophotometric acetyl bromide lignin method. Journal of Agriculture and Food Chemistry, 2011. doi: 10.1021/jf104826n (no prelo).
 
Congressos, reuniões, seminários etc: Citar o mínimo de trabalhos publicados em forma de resumo, procurando sempre referenciar os artigos publicados na íntegra em periódicos indexados.
CASACCIA, J.L.; PIRES, C.C.; RESTLE, J. Confinamento de bovinos inteiros ou castrados de diferentes grupos genéticos. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 30., 1993, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1993. p.468.
Artigo e/ou matéria em meios eletrônicos: Na citação de material bibliográfico obtido via internet, o autor deve procurar sempre usar artigos assinados, sendo também sua função decidir quais fontes têm realmente credibilidade e confiabilidade. Quando se tratar de obras consultadas on-line, são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão “Disponível em:” e a data de acesso do documento, precedida da expressão “Acesso em:”.
NGUYEN, T.H.N.; NGUYEN, V.H.; NGUYEN, T.N. et al. [2003]. Effect of drenching with cooking oil on performance of local yellow cattle fed rice straw and cassava foliage. Livestock Research for Rural Development, v.15, n.7, 2003. Disponível em: <http:// www.cipav.org.co/ lrrd/lrrd15/7/nhan157.htm> Acesso em: 28 jul. 2005.
Citações de softwares estatísticos: A utilização de programas deve ser informada no texto (Material e Métodos) incluindo o procedimento específico e o nome do software com sua versão e/ou ano de lançamento. “... os procedimentos estatísticos foram conduzidos utilizando-se o PROC MIXED do SAS (Statistical Analysis System, versão 9.2.)”
2. Concurso de melhor resumo expandido - Serão premiados os melhores resumos expandidos de acordo com os critérios pré estabelecidos pela Comissão Científica do XXXVI CPEZ. Estes resumos serão apresentados de forma oral durante o evento. No momento da submissão o congressista deve optar pela participação ou não do concurso de melhor resumo do XXXVI CPEZ. Os trabalhos de revisão de literatura NÂO concorrem na premiação.
3. Observação final - Os trabalhos não serão devolvidos aos autores para correção, portanto recomenda-se que os autores submetam os seus trabalhos à revisão gramatical antes de serem enviados para inscrição. Os pareceres da Comissão Científica serão proferidos (via e-mail), inapelavelmente, contemplando-se as seguintes condições: 1. Aprovado; 2. Reprovado.
A submissão dos trabalhos deverá ser realizada exclusivamente pela página do congresso até a data limite estipulada (1/09/2015). Trabalhos enviados por qualquer outro meio serão desconsiderados.
A data e horário de apresentação dos pôsteres serão divulgadas futuramente pela comissão científica, através do site do congresso. A comissão científica se reserva ao direito de não efetuar nenhuma troca de dia e horário de apresentação.
4. Certificado - Será emitido um certificado por trabalho que tenha sido aprovado e apresentado no Congresso, lembrando que os certificados serão emitidos conforme nome do trabalho e nome dos autores digitados no arquivo PDF submetido.
A submissão dos trabalhos deverá ser realizada exclusivamente pela área restrita do Congressista.
 
INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO EM PÔSTERES
 
Para apresentação em pôsteres, devem ser observadas as seguintes recomendações:
• O autor apresentador do trabalho deverá, caso este seja recomendado pelos consultores e pela Comissão Científica, permanecer no local de apresentação durante todo o período previsto para exposição.
• A data, horários e local para fixação dos pôsteres serão determinados e divulgados com antecedência pela Comissão Científica no site do CPEZ 2014.
• Os pôsteres deverão ser colocados 30 minutos antes do início da primeira palestra do dia e retirados logo após o final da última palestra da manhã.
• A área útil máxima do painel para apresentação dos pôsteres será de 0,9 m de largura x 1,20 m de altura.
• Todo material necessário para fixação dos pôsteres será de responsabilidade do autor apresentador. Sugerimos trazer material colante, como fita adesiva, fita dupla face, tesoura etc.
• A fonte recomendada para digitação do texto do pôster é Times New Roman, em tamanho que permita a leitura a pelo menos 2 m de distância (sugerimos um tamanho mínimo de 28) de modo a facilitar a leitura pelos participantes.
• Os elementos achat sildenafil citrate vidal essenciais são: título, autores, instituições de vinculação, endereço para correspondência e e-mail, introdução, material e métodos, resultados e discussão (recomenda-se a utilização de fotografias, gráficos, tabelas e figuras que facilitem a ilustração), conclusões e literatura citada.
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